• Quem Somos
  • Quem Faz
  • Akra Collection
  • Parcerias
  • Imprensa
  • Contato
home
quem somos
quem faz
akra collection
parcerias
colab NAtan
imprensa
contato



quem somos



Após três anos de pesquisa por todo o território brasileiro, visitando diferentes comunidades e regiões em busca de criações genuinamente artesanais, que se utilizam de matérias-primas oferecidas pela natureza, o designer goiano radicado na Bélgica Samuray Martins resolveu lançar oficialmente o Projeto Akra.


Tendo como missão beneficiar a produção artesã nacional – quem cria, quem faz e quem compra – e o mercado sustentável do slow fabric, o empresário ao longo dos últimos anos organizou uma cadeia produtiva nos estados do Maranhão e Bahia, com ênfase no desenvolvimento e manufatura de produtos para os segmentos de moda e design, a partir da utilização das fibras do Buriti e da Piaçava.



O resultado são bolsas e artigos de homewear criados por Samuray em parceria com os artesãos e produzidos nas comunidades que fazem parte do Projeto Akra, visando fomentar uma rede de beneficiamento sócio-econômico gerando renda, empregos e instrução para as regiões atendidas pela iniciativa.


Cada peça requer em média uma semana para ficar pronta – dependendo do rigor de detalhes, da técnica adotada e tamanho – levando em conta todo o processo artesanal, desde a extração do linho do buriti até o acabamento final do produto.



Atuando há 10 anos na Bélgica e mercado europeu com o desenvolvimento de produtos para grandes marcas como Zadig & Voltaire, Le Printemps Paris, Isabelle Marrant dentre outras, descobrindo e coordenando a mão de obra artesanal de comunidades em Madagascar e Vietnã, Samuray Martins é hoje uma das referências no mercado internacional quando o assunto é beneficiamento artesanal.



“Nossas técnicas singulares representam alternativas de renda para centenas de famílias. Meu intuito com o Projeto Akra é principalmente resgatar na cultura nacional o uso da fibra natural brasileira, que vem sendo substituída pela utilização de artigos sintéticos e do couro. Trazer de volta para o Brasil o mercado que estamos perdendo para outros países e valorizar especialmente o trabalho artesão. Minha atuação consiste em ajudar as nossas comunidades a se desenvolverem fazendo um trabalho de alta qualidade e com design diferenciado, aproximando-as das grandes marcas de maneira direta e transparente”

Samuray Martins, diretor do Projeto Akra.